-
Arquitetos: Zlg Design
- Área: 200000 ft²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Point92 foi concluído no final de 2012, o edifício simplesmente nomeado a partir do tamanho do próprio terreno fica em um pequeno sítio de 0,92 hectares e é composto por uma torre de 19 andares única com espaços de escritórios.
Este edifício está situado em um local inclinado, com vista para Damansara Perdana e suas estradas. O jogo de ambiências através da incorporação da luz do dia com tratamento nas fachadas é uma estética atemporal experimentada e verdadeira, assim como o jogo impecável de materiais pelos quais os arquitetos são conhecidos.
Mantendo-se fiel à intenção de criar um ambiente que inclui o contexto para o interior do edifício, os visitantes vão ter a experiência de uma vista deslumbrante do Damansara Perdana assim que chegam no lobby através de um percurso que sobe lentamente até a entrada. Apesar de seu pequeno tamanho, o plantio de cerca de 500 árvores ao redor do local dão uma sensação de vegetação densa em torno do edifício. Esta plataforma permite aos visitantes apreciar a vista através de bancos de concreto pré-moldado colocados aleatoriamente A recepção com paredes onduladas recebe o visitante e os lembra da geometria das fachadas do edifício.
Uma coluna de sustentação central pende para os dois lados com uma espessura diferentes de vigas que correspondem a cada andar, enquadrando verticalmente o jardim. O terraço é especialmente iluminado e projetado para dar aos espectadores de fora uma idéia do jardim.
Para mostrar que os materiais locais simples podem ser trabalhados para criar um edifício atraente e diferenciado, os materiais foram cuidadosamente escolhidos e se combinam para dar a sensação de que tudo é natural e agradável. Concreto branco moldado in loco e madeira local foram escolhidos como os principais materiais. Para superar o problema da construção em uma ladeira, o projeto optou por moldar ali mesmo a parede de concreto em vez das soluções pré-moldadas normalmente utilizadas. Foi necessário o uso de fôrmas metálicas em conjunto para alcançar o cronograma proposto e as irregularidades das fachadas se deu de forma aleatória. Elegantemente subindo as encostas, as paredes inclinadas na fachada continuam a geometria natural do local, enquanto as pontuações retangulares desenvolvem e complementam o ambiente construído. A forma distinta da fachada fez com que a construção fosse um marco bem conhecido na área, carinhosamente conhecido como "a bolsa Fendi".
O prédio recebeu muitos comentários positivos e foi destaque na capa da revista d+a, uma das revistas de design estabelecida na região. Point92 também é um edifício verde certificada pelo Green Building Index (GBI) da Malásia. Uma característica fundamental é a fachada de concreto branco, que possui 150 milímetros de espessura, com apenas 38% de aberturas por janelas, minimizando o ganho de calor, mantendo a luz natural ideal nos espaços de escritório.